Unimed Set Maxiboard interno

Notícias

Parada obrigatória de políticos, tradicional Café Nice completa 80 anos de história em BH

Por Redação, 15/08/2019 às 11:27
atualizado em: 16/08/2019 às 07:18

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00

O Café Nice, que fica na Praça Sete, bem no Centro de Belo Horizonte, completou 80 anos. É ponto tradicional da capital mineira e parada obrigatória de políticos em campanha. 

Foi fundado em 1939 por Heitor Resende e o nome é uma homenagem a um estabelecimento carioca. 

Ouça a reportagem completa com Edilene Lopes

Depois de Heitor Resende, um dentista conhecido como Dr. Sebastião foi o dono. Logo depois o café foi vendido para João Caldeira, que, por fim, passou a administração para o irmão Afonso Caldeira, pai de Renato Moura Caldeira que hoje administra o estabelecimento com o irmão Tadeu de Moura Caldeira. 

“Na década de 40, 50, eles (candidatos) não vinham em época de campanha, eles frequentavam, eram fregueses, o JK vinha algumas vezes, saía a pé da prefeitura e vinha até a Praça Sete, caminhando, conversando com as pessoas, entrava, tomava um cafezinho... Itamar Franco, Tancredo Neves, Milton Campos, Pedro Aleixo”, lista Renato.

Com o cafezinho e o pão de queijo formando a dupla de ouro da casa, o Café Nice já chegou a vender três mil cafés por dia, mas outras delícias da casa também mantêm a fidelidade dos frequentadores. “A melhor empada que tem na Praça Sete é no Café Nice, e fim de papo”, diz um cliente.

Além dos fregueses do Café Nice, os funcionários fazem parte da história da cidade. A ex-vereadora Ana Paschoal, por exemplo, trabalhou no café, como atendente, antes de entrar para a política. 

“Eu tenho uma lembrança linda, muito gostosa, que não quero que apaga nunca. Foi meu primeiro emprego, quando cheguei a Belo Horizonte, era recém-chegada do interior e tive a sorte de trabalhar ali”, conta.

Ao longo dos anos, as mudanças na cidade, alteraram a movimentação no Café Nice, que sobrevive firme aos novos tempos. 

O Café Nice funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30 e sábado, das 8h às 14h.

Divulgação

Confira as outras reportagens da série:
Histórias e curiosidades do quase centenário Bar do Orlando, no Santa Tereza
Tip Top: o restaurante mais antigo de BH e que sempre foi administrado por mulheres
Dono de um dos bolinhos de carne mais famosos de BH, Café Bahia vai completar 82 anos

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link