Notícias

Quer emagrecer? Saiba o que fazer além de melhorar a alimentação e fazer atividade física

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 11/09/2019 às 10:36
atualizado em: 11/09/2019 às 11:37

Texto:

Foto: Banco de imagens Pixabay
Banco de imagens Pixabay

Quem deseja manter ou perder peso já sabe que atividade física e alimentação saudável são obrigatórios. Aumentar o consumo de água e ter sono de qualidade também são exemplos simples, mas poderosos que podem ajudar na perda de peso. 

“Para emagrecer existem três pilares básicos. Aumentar atividade física, se possível, reduzir alimentação, principalmente dos alimentos mais calóricos, e mudar de comportamento. As pessoas esquecem disso, porque não é só fechar a boca. Uma das mudanças de comportamento muito importante é ter uma noite de sono de qualidade. Estudos mostram que pessoas que não dormem bem à noite têm dificuldades de emagrecer. Isso porque existe uma região no cérebro que acumula alguns hormônios como cortisol, adrenalina, dopamina, que te deixam com mais tendência a emagrecer ou não. Então, se você não dorme bem regularmente, você não vai poder contar com a ajuda desses hormônios que ajudam a emagrecer durante o dia”, detalha o nutrólogo da Unimed-BH, Flávios Marinho Vieira.

Para o médico, outra mudança de comportamento que vai ajudar no emagrecimento é a importância dada ao café da manhã, diariamente. “Eu considero o café da manhã a refeição mais importante do dia. Isso porque o café da manhã vai te tirar do jejum prolongado e vai te colocar pra funcionar ativando seu metabolismo novamente. As pessoas que deixam de tomar o café da manhã, normalmente, já estão acima do peso e alimentam muito à noite. O ideal é a pessoa reduzir a alimentação no período noite e tomar o café da manhã”. 

O café da manhã não deve ser uma refeição rápida, como tomar um simples cafezinho. É importante lembrar que a refeição ideal a ser consumida nas primeiras horas do dia deve ter proteínas, como queijo e ovos, e fibras que podem ser encontradas nas frutas. A fibra absorve carboidratos e gorduras o que pode ajudar no processo de emagrecimento. 

“A água também é uma aliada muito importante que não pode ser esquecida, ela ajuda a aumentar a saciedade quando ingerida com outros alimentos”, explica Flávio.
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link