Notícias

Cidades de Minas com casos confirmados de covid-19 flexibilizam regras de isolamento 

Por Redação , 09/04/2020 às 09:50
atualizado em: 09/04/2020 às 11:59

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Vários municípios mineiros, inclusive alguns com casos de covid-19, confirmaram que já flexibilizaram medidas de isolamento social. São os casos de Unaí, no Noroeste de Minas, e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

Balanço mais recente da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) confirma um caso em Unaí, onde o prefeito José Gomes Branquinho (PSDB) admite que cedeu a pressões e mostra receio com a evolução da doença na cidade, mesmo com restrições impostas para o funcionamento do comércio. 

“Confesso que estou um tanto angustiado, assustado, porque o controle é muito difícil, extremamente difícil.  As pessoas continuam saindo para a rua, indo para filas de bancos. Sinceramente, o que nos angustia é essa incerteza”, disse o prefeito.

Já em Valadares, que tem três casos confirmados do novo coronavírus, o prefeito André Luiz Coelho Merlo (PSDB) entende que o número pequeno de casos e a estrutura de saúde do município permitem a flexibilização das regras. Ele explica que o comércio permanece fechado, mas pode atender por agendamento.

Em Alfenas, cidade do Sul de Minas que tem um caso confirmado, os pequenos comércios foram autorizados a funcionar desde que adotem regras para minimizar a possibilidade de contágio. O prefeito Luiz Antônio da Silva (PDT) explica que a flexibilização visa manter a renda de comerciantes que não têm outra alternativa.

Isolamento mantido 

Algumas cidades do interior mantêm o isolamento, seguindo decreto do governo estadual. É o caso de Barbacena, região Centro de Minas. O prefeito Luis Álvaro (DEM) mostra preocupação com a sobrecarga no sistema de saúde em razão de demandas de cidades vizinhas. 

Em Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha, os leitos de UTI são insuficientes para atender a população local e municípios próximos. Por isso, o prefeito Daniel Sucupira (PT) mantém o comércio de portas fechadas, apesar de mostrar preocupação com a economia. “Nós não temos outra alternativa que não seja a do isolamento social”. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Dados foram atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Em Belo Horizonte, em 1906, nasce Ricardo Pierri Chiari, o Piorra, um dos grandes ídolos do Palestra Itália (Cruzeiro) e que integrou o grande time tricampeão mineiro em 1928...

    Acessar Link