Notícias

Secretaria adia pico do coronavírus e pede que mineiros respeitem o isolamento no feriado 

Por Redação, 09/04/2020 às 08:19
atualizado em: 09/04/2020 às 11:59

Texto:


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) trabalha com nova data para o pico do coronavírus em Minas: a partir do dia 5 de maio - anteriormente a pasta previa 27 de abril. A informação foi divulgada nessa quarta-feira pelo secretário Carlos Eduardo Amaral durante entrevista coletiva. 

Segundo ele, a alteração se deve "ao apoio dos mineiros no isolamento". "Minas hoje consegue uma curva de casos muito próxima do que desejávamos, sem ser muita acentuada, e que permite a capacidade assistencial. Estamos, com isolamento e apoio da sociedade, conseguindo segurar a covid-19", destaca. 

A nova projeção vai ao encontro do estudo divulgado no início desta semana pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Economia da UFMG, que estima o pico entre os dias 6 e 20 de maio.

Isolamento na Semana Santa 

O secretário Carlos Amaral pediu para que a população respeite o isolamento social no feriado prolongado da Semana Santa. Ele também aconselha que, caso seja preciso sair de casa, aglomerações devem ser evitadas. 

"É difícil ficar em casa, mas temos que ter bom senso que não é adequado, desejado, que as pessoas saiam de casa sem proteção, sem cuidados, e que venham a ter qualquer espécie de aglomeração", destaca. 

Conforme Amaral, o uso de máscaras é indicado para todos. "Estamos indicando máscaras de panos. Elas têm uma importante função que é evitar que as pessoas que tenham a doença (covid-19) sem sintomas, ou com sintomas brandos, transmitam para outras pessoas", ressalta. 

Sobrecarga e testes

Conforme o secretário, o número de internações tem subido, mas ainda há leitos vagos para pacientes que possam ter complicações da covid-19. "Estamos a estrutura com 56% de ocupação média, estamos com 877 leitos de terapia intensiva disponíveis e para tratamento. Neste momento não entendemos que haja uma sobrecarga", ressalta. 

O secretário-adjunto da Saúde, Marcelo Cabral, confirmou a chegada de 50 mil testes para coronavírus por parte do governo federal e disse que aguarda nota do Ministério da Saúde, "que levará em conta critérios técnicos e epidemiológicos". 

Conforme balanço divulgado nessa quarta-feira pela SES-MG, Minas possui 14 mortes confirmadas por coronavírus. São 614 casos confirmados, e outros 51.640 suspeitos. Uma nova atualização será divulgada nesta quinta-feira. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Dados foram atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Em Belo Horizonte, em 1906, nasce Ricardo Pierri Chiari, o Piorra, um dos grandes ídolos do Palestra Itália (Cruzeiro) e que integrou o grande time tricampeão mineiro em 1928...

    Acessar Link